DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - DEE (Período 2006-2018)

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 10

2015

1.   2015-Atual. Analise da formacao e producao cientifica dos docentes da Universidade Federal de Rondonia: aproximacoes e perspectivas
Descrição: Apesquisa abordará considerações de ordem bibliométrica sobre a formação e produção científica dos docentes da Universidade Federal de Rondônia entre os anos de 2000 a 2014, visando à identificação de seu fluxo tomando os diferentes campi, núcleos e departamentos. Para tanto, será empregado uma rigorosa metodologia (NOMINAR A METODOLOGIA) para a coleta de dados dos docentes bem como o apoio de softwares open-sources para a mineração de dados do Currículo Lattes. Ao final do projeto, será produzido um relatório com algumas análises dos indicadores e perspectivas para melhor aproveitamento do capital intelectual dos docentes bem como serão gerados relatórios com mapas da formação e produção docente, que poderão ser disponibilizados no Portal da UNIR.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior - Coordenador / walterlina barboza brasil - Integrante / Pedro Ivo Silveira Andretta - Integrante / Priscila Gomes de Souza - Integrante / ALEXANDRE MASSON MAROLDI - Integrante.
Membro: Carlos Alberto Tenorio de Carvalho Junior.
2.   2015-Atual. ESTUDO DE REDES SOCIAIS E ESTRATEGIAS INSTITUCIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM TEMAS ESTRATEGICOS
Descrição: Analise de rede de interações existentes entre pesquisadores e grupos de pesquisa em temas estratégicos para atuar em áreas de barragens. Faz-se desenho da vinculação entre grupos de pesquisa, produções e histórico de tais grupos para identificar a participação (quem, quantos, instituições) participantes dos projetos de desenvolvimento na área de barragens e pesca... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior - Coordenador / walterlina barboza brasil - Integrante / Elziane Sousa - Integrante / Renata Nobre - Integrante / MARIA BERENICE ALHO DA COSTA TOURINHO - Integrante.
Membro: Carlos Alberto Tenorio de Carvalho Junior.
3.   2015-Atual. MODELAGEM DE SOFTWARE PARA TOMADA DE DECISAO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL ATRAVES DE INDICADORES.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fabrício Moraes de Almeida - Coordenador / Izan Fabricio Neves Calderaro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa de RO - Bolsa.
Membro: Fabricio Moraes de Almeida.
4.   2015-2016. Placa de Controle de Carga para painel Solar
Descrição: Placa controladora de carga de bateria, responsável em ligar e desligar o sistema. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alexandre Coutinho Mateus - Coordenador / Matheus Rossato Pereira - Integrante / Yan Ribeiro de Almeida - Integrante.
Membro: Alexandre Coutinho Mateus.

2013

1.   2013-Atual. ESTUDOS DOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO RELACIONADO AO PAPEL DA ENGENHARIA ELETRICA, O ESPACO ECONOMICO DE PORTO VELHO E OS EMPREENDIMENTOS HIDROELETRICOS DO RIO MADEIRA?
Descrição: O projeto "ESTUDOS DOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO RELACIONADO AO PAPEL DA ENGENHARIA ELÉTRICA, O ESPAÇO ECONÔMICO DE PORTO VELHO E OS EMPREENDIMENTOS HIDROELÉTRICOS DO RIO MADEIRA? é integrante do projeto interdisciplinar CAPES-PRÓ/AM, do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA/UNIR) e também colabora para a pesquisa do projeto de dissertação de Mestrado dentro da temática no PGDRA/UNIR. Dessa forma, visa desenvolver a potencialização do espirito cientifico e profissional dos estudantes bolsistas de graduação do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, com conexão entre os objetivos disciplinares e interdisciplinares definidos, no PDI da UNIR e no PPC do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fabrício Moraes de Almeida - Coordenador.
Membro: Fabricio Moraes de Almeida.
2.   2013-2014. Projeto de Geracao de Energia Eletrica Atraves de Fontes Alternativas - Aplicacao em Sistemas de Monitoramento Isolado
Descrição: Devido ao crescente avanço tecnológico de algumas áreas da ciência, é possível ver como a necessidade do monitoramento remoto de variáveis meteorológicas e de equipamentos cresceu significativamente, também é possível observar como ainda há certas dificuldades na manutenção energética desses equipamentos, que operam em locais remotos, sem uma fonte de energia convencional que possa manter o seu funcionamento. Por estas razões, para tentar resolver essa situação, se aplica a utilização de fontes de energia que possam alcançar tais equipamentos, resultando assim no uso de fontes que são renováveis e que são compatíveis com o tipo de utilização requerida. No caso de ambientes isolados, observa que a energia fotovoltaica é a mais apropriada para tal situação, havendo problemas somente quanto ao seu custo e utilização em períodos noturnos, já que a fonte de energia provém do sol. Para essa problemática, o desenvolvimento de carregadores eficientes para armazenar a energia gerada pelas placas durante o dia é de suma importância para a manutenção dos equipamentos durante o período noturno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ciro José Egoavil Montero - Coordenador / Lígia Silvéria Vieira da Silva - Integrante / Stephanie Santana Pinto - Integrante.
Membro: Ciro Jose Egoavil Montero.
3.   2013-Atual. Rede cooperativa de pesquisa e formacao de recursos humanos para o estudo dos impactos dos empreendimentos hidreletricos na Amazonia sobre recursos pesqueiros e a pesca com enfoque ecossistemico.
Descrição: CAPES - EDITAL 047/2012 PRÓ-AMAZÔNIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE. Explorar metodologias interdisciplinares para o análise das mudanças ocorridas na pesca, recursos pesqueiros e seus atores sociais frente à implantação de hidrelétricas, utilizando a experiência de desenvolvimento do presente projeto. Estabelecer uma rede cooperativa de pesquisa e formação de recursos humanos visando a integração de estudos dos recursos pesqueiros e pesca nos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia Legal. O ponto de partida é o entendimento dos processos de alteração das assembleias de peixes, da comunidade de pescadores e da atividade de pesca em cada bacia e a comparação entre elas, a partir da integração dos quatro estudos de caso na região. Esta integração possibilitará a obtenção de subsídios técnicos para a compreensão, avaliação, e melhoria dos mecanismos de tomada de decisão e governança na implantação de hidroelétricas na Amazônia, bem como a melhor qualificação e fortalecimento dos cursos de pós-graduação. O produto final deste quatro anos, será o conhecimento sistêmico e integrativo dos impactos da construção de hidrelétricas sobre recursos pesqueiros e pesca em diferentes bacias hidrográficas na Amazônia, a ser compartilhado pelos integrantes do programa em interface com educação básica e outros atores pertinentes, que seria impossível de ser capturada pela abordagem tradicional da multidisciplinaridade. Isto permitirá cumprir o objetivo geral desta proposta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . Integrantes: Fabrício Moraes de Almeida - Integrante / et al. - Integrante / Artur de Souza Moret - Integrante / Carlolina Rodrigues de Costa Dória - Coordenador / Victoria Judith Isaac Nahum - Integrante / Carlos Edwar de Carvalho Freitas - Integrante / Elineide Eugênio Marques - Integrante.
Membro: Fabricio Moraes de Almeida.

2012

1.   2012-2013. Estudo e Analise de Equipamentos de Alta Tecnologia e Baixo Custo para o Ensino de Fisica nas Engenharias
Descrição: A crescente insatisfação com o paradigma tradicional de ensino, que preconiza basicamente o repasse de conteúdos de forma acrítica valorizando a memorização apática por parte dos estudantes. Observa-se que a queixa mais usual para a eficiente implementação dos novos programas de ensino da disciplina de física nas engenharias e escolas, com características experimentais, atrela-se aos limitados recursos nas escolas e a falta de familiaridade com o manuseio de novas tecnologias, bem como a inexistência de orçamentos que suportem a aquisição de novos equipamentos. Por outro lado, verifica-se que as aulas são na maioria dos casos dadas com fortes componentes expositivas, não recorrendo os docentes, a uma metodologia de ensino por observação, que permita ao aluno a visualização do fenômeno com a maior proximidade possível à realidade: recorre-se com demasiada frequência a esquemas desenhados no quadro, devido à falta de conhecimentos básicos em eletrônica, já que isto é necessário para a montagem das experiências laboratoriais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ciro José Egoavil Montero - Coordenador.
Membro: Ciro Jose Egoavil Montero.

2010

1.   2010-2011. Estudo e Analise de Equipamentos de Alta Tecnologia e Baixo Custo para o Ensino de Fisica nas Engenharias
Descrição: Este projeto constitui uma experiência inovadora no âmbito da Universidade Federal de Rondônia, principalmente pela utilização de dispositivos eletrônicos de alta tecnologia para o desenvolvimento,construção, aplicação e análise de equipamentos de baixo custo para o Ensino de Física nos cursos de Engenharias da Instituição e em Escolas Públicas da cidade de Porto Velho. O projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e do Programa de Educação Tutorial, ambos aprovados por agências de fomento do Governo Federal. Tais Programas objetivam primordialmente construir e ampliar os conhecimentos em Física na Amazônia ocidental. As atividades serão desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino das Ciências Exatas e da Natureza em sua linha de pesquisa: Uso de materiais de Baixo Custo como Apoio Pedagógico no Ensino de Física.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ciro José Egoavil Montero - Coordenador.
Membro: Ciro Jose Egoavil Montero.
2.   2010-2011. Estudo e caracterizacao de campos eletricos e magneticos em ambientes industriais, urbanos e residenciais
Descrição: Neste projeto de iniciação científica serão desenvolvidas metodologias para quantificar os níveis de campos magnéticos na freqüência de 60 Hz em ambientes industriais, urbanos e residenciais, para se analisar a exposição humana a esses campos em situações quotidianas, como no trabalho, transporte e lazer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alexandre Coutinho Mateus - Coordenador / DA SILVA, ROGERIO MARCOS - Integrante. Financiador(es): FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Bolsa.
Membro: Alexandre Coutinho Mateus.


(*) Relatório criado com produções desde 2006 até 2018
Data de processamento: 20/06/2018 11:28:49